Categorias: Receitas

Cheesecake de manga com flores tagetes e água de flor de laranjeira

A laranjeira é um verdadeiro impulsionador da alegria. É o tipo de planta para ter por perto em momentos de tristeza, melancolia ou até mesmo depressão. Ajuda também a dormir, vale pingar uma gota no travesseiro antes de dormir. Acredito que todos que trabalham com a alma humana, seja na psicologia, na terapia holística ou até mesmo na medicina, deveriam fazer uso dessa flor. Vale a pena colocar na água para usar em preparos culinários ou para beber. Se for usar a água de flor de laranjeira, toma apenas cuidado porque seu efeito é muito concentrado, você deve colocar pouca quantidade e procurar diluir bem, para que não fique forte e enjoativo, além de roubar o sabor do seu prato. Essa florzinha tem um significado especial: eu estudava em colégio de freiras aqui no Rio de Janeiro quando era adolescente, e uma freira amiga em especial, me chama de “flor de laranjeira”. Fica a memória afetiva e olfativa….

Não posso deixar de falar que a flor de laranjeira também é excelente para os cabelos – deixa eles mais brilhosos e sedosos. Então, vale a pena colocar duas ou três gotinhas do óleo essencial de flor de laranjeira ou da água de flor de laranjeira (*ou da flor macerada in natura) no seu creme de massagem capilar. Deixa agir alguns minutinhos e retire com bastante água.

Já a tagete, também presente nessa receita, possui um gosto levemente amargo, substituem bem o açafrão e são ricas em betacaroteno.

Papel e caneta na mão? Anotem?????:

base: bata 1 xícara de amêndoas e 1 xícara de tâmaras no processador e disponha no fundo de uma forma de aro removível. Leve ao refrigerador.

Para o recheio: coloque 300 gramas de amêndoas de molho por 4 horas. Jogue a água fora após esse tempo. Numa panela, aqueça 800 ml de água com as amêndoas e 4 colherinhas de chá de agar agar. Quando ferver, espere mais dois minutos e desligue o fogão. Espere esfriar. Coloque no liquidificador e bata junto com 270 g de ricota ou tofu, 1/2 xícara de açúcar demerara e suco de 2 limões. Disponha sobre a base e leve novamente pra refrigerar até endurecer.

A cobertura para ser colocada por cima do recheio: na frigideira coloque 500 gramas de manga, 180 gramas de mel ou melado e suco de meio limão. Deixe reduzir mexendo sempre, acrescente as tagetes e um pouco de água de flor de laranjeira