Categorias: Terapia Natural

As ervas dos salteadores da Idade Média: o vinagre dos 4 ladrões e a proteção contra pestes

Muito conhecido por herbalistas e estudiosos da aromatologia, o vinagre dos quatro ladrões ficou famoso por sua potencialidade de proteção contra pestes e também é indicado para defesa do lar, já que o que cuida do microcosmos, também cuida do macrocosmos (e vice versa).

O vinagre dos quatro ladrões – ou óleo essencial 4 ladrões – teve sua origem na Idade Média, na Europa, especialmente na França, na região de Toulouse, nos anos entre 1629 e 1652. De acordo com dados históricos, a peste negra devastou a cidade, levando milhares de pessoa a óbito.

Retratos da peste negra na Europa medieval.

As pessoas que eram contaminadas tinham que usar sinos no pescoço para avisar aos demais que tinham a doença, para que os outros pudessem as evitar e se esconder. Além disso, tinham uma cruz vermelha pintada na porta de suas casas, para avisar que “ali morava a peste”. A Igreja também se aproveitou deste momento para associar as mortes ao castigo de Deus.

Hoje se sabe que os causadores da doença eram as pulgas que se alimentavam dos ratos que proliferavam na cidade, inapta para o aumento populacional, com total falta de higiene acessível.

Vestimenta dos médicos para tratar pacientes com peste negra.

Na época, no entanto, desafiando toda crença sobrenatural, um grupo de saqueadores de tumbas, parecia se considerar imune à doença e praga que envolvia a cidade. Eles roubavam os cadáveres, que eram enterrados juntamente com seus pertences, jóias e afins.Assaltavam também as casas aonde habitavam os doentes infectados pela peste negra. Ninguém se atrevia a se aproximar dos cadáveres, ainda mais com a histeria religiosa que envolvia essas mortes, mas o grupo de ladrões não se importava com isso.

Julgamento dos quatro ladrões.

Um dia, ao serem presos, reza a lenda que esses ladrões revelaram o seu segredo aos magistrados, em troca da liberdade. Os ladrões confessaram que o vinagre foi cedido a eles por uma bruxa e que tinha sido confeccionado de acordo com conhecimentos ocultos, que falavam um encantamento e se banhavam da poção e isso bastava para que não fossem atingidos pelo mal. Foi descoberto assim o vinagre dos quatro ladrões. O corpo médico da época, convencido da eficácia do vinagre, resolveu adotá-lo, com alguns acréscimos, como a canela. Os quatro ladrões, em que pese a confissão, foram enforcados, de acordo com o livro de ocorrências, já que se acreditou que a “poção” se tratava de obra de magia negra, obra do demônio, que protegia seres do mal, como os ladrões.

Sabemos hoje, com a luz da ciência, que muitas das ervas do vinagre eram na verdade desinfetantes e repelentes dos verdadeiros agentes da doença (pulgas e carrapatos dos ratos) e demais parasitas.

O segredo do vinagre dos ladrões, assim como sua fórmula, se tornaram famosos durante a história e já foram registrados diversos usos do vinagre quatro ladrões durante tempos de doenças e epidemias. Como vocês podem imaginar, existem incontáveis versões da fórmula – todas denominadas autênticas, por seus registrantes.

Alguns séculos após o enforcamento dos quatro ladrões, Jean Valnet (1920-1995), doutor francês e profundo conhecedor da aromaterapia, publicou a obra “L´aromathérapie, traitement des maladies par essences des plants”, em 1964, na qual constava uma receita “verídica” do que seria a poção dos quatro ladrões. Sobre essa suposta veracidade, não se pode afirmar com certeza, pois não se encontrou registro da receita dos ladrões, apenas do seu relato e consequente enforcamento dos assaltantes de tumbas e residências.

A receita da tintura dos quatro ladrões, de Jean Valnet leva artemísia, lavanda (excelente antisséptico) e alho (prevenção de doenças e removedor de toxinas), dentre outras ervas, como você pode observar abaixo. A lista de ingredientes da tintura faz completo sentido com o mal a que ela buscava extirpar. Sinto como se pudesse ter prescrito a mesma receita, mas eu particularmente acrescentaria o manjericão, por ser um grande queimador de miasmas. Confira:

Tintura dos Quatro Ladrões – por Jean Valnet (1964)

Preparo: Misture os ingredientes no vinagre por 10 dias. Peneire para um pote e adicione a cânfora dissolvida no ácido acético cristalizado, peneire novamente.

De acordo com Valnet, essa fórmula pode ser útil na prevenção de doenças contagiosas. Ele diz para para usar algumas gotas na água e lavar rostos e mãos, além de espalhar pelo quarto. Pode ser mantida em pequenas garrafas e levado na bolsa, e seu vapor inalado. Apenas para uso externo, a maioria dos ingredientes (incluso as ervas) não são comestíveis.

Atenção: Jamais ingerir essa mistura. 

Atualmente, de acordo com a tradição da fitoterapia e pelo conhecimento da aromatologia, já sabemos que a maioria das ervas e ingredientes que constam na tintura ou vinagre dos quatro ladrões é antifúngica, antibactericida, antiviral, desinfetante, além de repelir a pulga transmissora da doença. Até os dias de hoje, o vinagre dos quatro ladrões é utilizado com caráter de proteção, principalmente espiritual – pois como disse, o que protege o físico, também protege o campo energético (física quântica).

Algumas formas de uso, em especial se você não faz mais uso de produtos industrializados:

  • para limpeza a pia da cozinha, ou em qualquer superfície que precise ser desengordurada.
  • para limpeza e higienização de banheiros e assentos sanitários.
  • para limpeza de colchões contra ácaros (aplicar com spray).
  • para inalar em casos de visita a locais com muita contaminação viral, etc.
  • para limpeza da banheira ou de rejuntes e azulejos.
  • para aromatização de ambientes e proteção energética.

Atualmente, o blend (composto aromaterápico) de óleos essenciais da fórmula 4 ladrões possui a seguinte composição: 1 litro de vinagre de vinho branco + 20 gotas de óleo essencial de artemísia + 20 gotas de óleo essencial de cravo + 20 gotas de óleo essencial de canela + 20 gotas de óleo essencial de limão (pode variar).

Algumas empresas já vendem o óleo essencial 4 ladrões com o blend pronto, o que facilita muito o trabalho. Indico e tenho como referência a empresa Laszlo.

Prevalece a aura de misticismo em torno da tintura, sendo indicada contra doenças do corpo,  inveja, mal olhado, energias obsessoras, perigos e diversos malefícios.

Curiosidade:

Nostradamus (1503-1566), vidente, profeta e médico famoso, não apenas sobreviveu à peste negra, mas curou muitas pessoas com as famosas “pilulas de pétalas de rosas”, que possuíam muita vitamina C e podem ter ajudado no aumento da imunidade dos doentes. Nostradamus possuía uma destiladora, em que produzia óleos essenciais e as pessoas que trabalhavam com esse material, “curiosamente” não sucumbiram a nenhuma praga. O que chama atenção – mesmo nos dias atuais – para o conhecimento acerca do manuseio e acesso aos aromáticos óleos essenciais, feitos das plantas e, claro, com propriedades terapêuticas e medicinais.

Referências bibliográficas:

http://www.kitchendoctor.com/essays/four_thieves.php

http://www.acozinhamedieval.com.br/search?q=vinagre

http://www.casaclaridade.com/2014/10/vinagre-dos-quatro-ladroes.html