Categorias: Cursos, Parceiros

Pós-Graduação em Fitoterapia e Plantas Medicinais – UFRJ

Foi dada a largada para o curso de pós graduação na UFRJ, em Fitoterapia e Plantas Medicinais. Vai ser um prazer me envolver  cada vez mais nesse universo que eu amo, de flores e ervas, com a chancela de uma universidade pública brasileira. Afinal, o conhecimento não é estático, ele precisa ser buscado constantemente.

Não apenas de universidade pública, mas também com da Fundação José Bonifácio e do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A primeira aula foi realizada no Horto, na zona sul do Rio.

As aulas serão oferecidas no laboratório da UFRJ e a parte prática e estágios no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Local muito especial para mim, na cidade maravilhosa. Dentro do JB, existem alguns espaços que estou adorando conhecer melhor.

Como o Herbário, Centro de Pesquisas e a Coleção Temática de Plantas Medicinais.

A área de Coleção Temática de Plantas Medicinais é especialmente encantadora. Isso porque se trata de uma casa retratada como no meio popular, inclusive com ervas de rito e proteção típicas do povo brasileiro na entrada, como comigo ninguém pode, Santa Bárbara… e é no jardim aonde a mágica acontece.

Além de um “laboratório” estilo casa com várias ervas e flores em processo de secagem e tinturas, também encontramos uma referência às diversas medicinais tradicionais como: homeopatia, ayurveda, medicina indígena, africana… Instrumentos de laboratório, vidros âmbar para preparo de tinturas e remédios.

No jardim, as plantas medicinais dispostas de forma a serem estudas, conhecidas e observadas-cuidadas. Nesse círculo da imagem, as plantas de tratamento são dispostas em relação aos diversos sistemas de cura, por exemplo: echinacea, thuya, para homeopatia… outras ervas para medicina chinesa, outras ayurveda… E ao centro, as que são comuns a todos esses sistemas e saberes de cura.

E está sendo bastante significativo e rico em termos emocionais conhecer mais sobre os cantinhos do JB, que até então eram desconhecidos para mim – além de todo potencial e capacidade técnica incrível do curso. Nos intervalos, a sensação é de atravessar um portal e ter olhos mais profundos para ver:

Fica a mensagem que os saberes tradicionais e populares são de valor incalculável para a nossa comunidade, devem ser respeitados e estudados por todo potencial de cura que agrega.