Categorias: Cursos, Receitas

Risoto de cogumelos e pesto de ervas e flores de manjericão

Essa receita fez parte de um dos primeiros cursos que dei no Rio de Janeiro, no Ateliê Jardim do Pão. Ensinei tantas coisas gostosas e fiquei muito emocionada, pois foi uma das minhas primeiras aulas de culinária. Naquele momento, estava em transição de carreira, saindo de um trabalho como advogada para usar as flores nas áreas de alimentação e saúde.

Foto: @nacasadojardim, em Jardim do Pão

Naquela época, ainda não tinha acontecido a sintonização do sistema floral celta e eu apenas intuía e pesquisava de usar as flores na alimentação, se não me engano, nem saber da ancestralidade celta e que minhas antepassadas cozinhavam com flores eu sabia. Não existia ainda o “Cozinha do Jardim” e o nome que eu utilizava era apenas “Gastronomia Floral”. Rever esse início me deixou com o coração tão quente e os olhos brilhando. Me lembrei que eu estava cheia de medos e inseguranças e vejo como caminhei e evoluí nos últimos anos, me alegro por isso! Aqui foi o início de uma história, um caminho que teve sangue, suor e lágrimas, mas também muitas flores.

Não esqueça de me marcar no @nacasadojardim, no Instagram, pois eu reposto. 🙂 Confira também os vídeos no youtube, pois lá posto receitas e aulas gratuitas de confeitaria botânica, saúde com flores e sabedorias ancestrais!

RISOTO DE COGUMELOS E PESTO DE ERVAS E FLORES DE MANJERICÃO

Ingredientes:

2 1/2 xícara de arroz herbóreo
1 alho picado
1 cebola picada
1 xícara de vinho branco 
2 xícaras de cogumelos frescos
temperos a gosto
2 xícaras de flores e ervas de manjericão
flores de manjericão para enfeitar
1/2 xícara de castanha de caju picada (de molho por 24 horas)
azeite extra virgem
600 ml de caldo de legumes (publiquei uma receita de caldo aqui)

Preparo:

Em uma panela, coloque um fio de azeite e refogue a cebola e o alho (ou apenas o alho, se preferir) até dourar. Acrescente o arroz e mexa por alguns minutos, para que a circulação faça liberar o amido e favorecer a soltura e maciez dos grãos. Acrescente o vinho e mexa. 

Coloque o caldo aos poucos, até que ele acabe. Em outra panela, coloque um fio de azeite, acrescente os legumes picados, sal e pimenta e refogue. 

Em frigideira, aqueça o azeite e refogue os cogumelos.

Misture os cogumelos na panela de arroz. 

No liquidificador ou processador, misture a castanha de caju, ervas e flores de manjericão e azeite. Teste o sal e pimenta. 

Com auxilio de uma colher, coloque o pesto em cima do empratado de risoto de cogumelos e sirva ainda quente!