Categorias: Receitas com flores comestíveis

🌷🍄🌳 Risoto de flores e cogumelos do bosque

Friozinho do solstício de inverno e vem aquela vontade de comer algo bem gostoso e quentinho! Então, fui andar no bosque perto de minha casa e me veio a ideia de cozinhar um prato com os ingredientes que encontrei ali: flores e cogumelos foram a inspiração!

Para preparar o risoto, usei pela primeira vez uma panela de barro, da parceira Maria Mineiras. A panela já vem curada de fábrica e senti o gosto do risoto mais “torradinho”, deu um sabor todo especial! Com certeza vai ficar na minha cozinha em várias outras receitas.

E ah, aproveite que tem desconto especial na casa do jardim para as panelas de barro, basta avisar que descobriu aqui pelo canal e recebe 15% de desconto.

RECEITA DE RISOTO DE FLORES E COGUMENTOS DO BOSQUE

Ingredientes:

1 xícara (chá) de flores comestíveis sortidas do bosque

1 xícara (chá) de funghi seco

2 colheres (sopa) de azeite

3 colheres (sopa) de cebola picada

1 e 1/2 xícara (chá) de arroz arbóreo

1 xícara (chá) de vinho branco seco

1 colher (chá) de gengibre em pó

1,4 litro de caldo de legumes

1 xícara (chá) de cogumelos paris cortados

4 colheres (sopa) de queijo grana padano ou queijo vegano

sal a gosto

Modo de preparo:

Lave o funghi seco e coloque-o de molho em água quente por 30 minutos. Escorra o funghi, reservando duas xícaras (chá) de água. Em uma panela, coloque o azeite e frite a cebola. Acrescente o arroz, o vinho branco seco e o gengibre em pó. Quando o vinho secar, coloque a água reservada que o funghi ficou de molho. Vá adicionando o caldo de legumes quente, aos poucos, mexendo sempre. Acrescente os cogumelos e o funghi. Quando o arroz estiver macio e com um pouco de líquido, acrescente o queijo. Misture até o queijo derreter. Desligue o fogo, acerte o sal e sirva a seguir.