
Amor (amor-perfeito!) resume essa salada aqui! Uma opção saborosa e um pouco diferente da salada fria, que geralmente (não obrigatoriamente) ingerimos aqui no Brasil. A salada alemã com flores capuchinha e amor-perfeito é ótima para entrada ou até mesmo para o prato principal.
Recebi essa receita de uma amiga de infância, a querida Viviane Morg, que atualmente mora na Alemanha, com seu marido Matias. Quando a Vivi percebeu que a sua sogra utilizava as flores nas refeições, veio correndo me avisar e generosamente me enviou a receita.
Como sou apaixonada pelo uso das flores na alimentação, não apenas para decoração de pratos, mas como ingrediente principal, testei e aprovei! Então, compartilho com vocês, papel e caneta na mão!
SALADA ALEMÃ DE AMOR PERFEITO E CAPUCHINHA
Ingredientes:
- folhas de espinafre ou couve
- queijo de cabra (se for veggie, usar “queijos” vegetarianos)
- 1 tomate cortado em cubos
- 1 dente de alho
- fio de azeite para refogar
- 1/2 cebola picada
- flores de capuchinha
- flores de amor perfeito
- sal a gosto
- pimenta do reino a gosto
- sálvia e salsinhas picadas
Preparo:
Refogue a couve ou o espinafre rapidamente (como chamam os cozinheiros, uma “suada”) no alho e azeite, adicione o tomate cortado em cubinhos e deixe murchar. Se gostar do queijo derretido, coloque nesse momento. Forre um bowl com essa mistura, acrescente as flores e tempere com sálvia, salsinha, sal e pimenta a gosto.
Segredinhos no preparo:
Após a suada no espinafre ou na couve, você pode inserir essa mistura saída da panela, em um pote com água fria e gelo. Isso impede que o verde continue cozinhando por mais tempo, além de trazer a tonalidade de vida mais forte para o vegetal. Na culinária, essa técnica se chama “branqueamento”.