Categorias: Receitas

Cinco Flores Comestíveis

Que as flores são um universo mágico ninguém duvida. Mas ainda existem dúvidas de quais espécies de flores podem ser ingeridas. E a dúvida tem fundamento, algumas flores são venenosas ou possuem alto grau de toxidade. Então, antes de consumir, é importante pesquisar quais são as que podemos utilizar.

A ideia aqui é fazer um apanhado básico e rapidinho de cinco flores que podem ser ingeridas, para você já correr e preparar seu almoço!

1 – Flor da capuchinha (Tropaeolum majus): amor profundo por essa flor. Ideal para saladas e para dar um toque ligeiramente apimentado nas refeições. São muito fáceis de ter em casa, na sua hortinha, o cultivo é simples e ela não exige grandes cuidados. Gosto de usar a semente também na salada, para substituir pimentas.

Flores de capuchinha na sopa. Fonte: Cozinha do Jardim.

2 – Rosa (Rosa spp): o que dizer da rosa? Além de linda e perfumada, é comestível também. Aliás, todas as flores de roseiras podem ser consumidas, mas aqui vale o cuidado que deve ser empregado para qualquer uso de flor na alimentação – saber a procedência e que seja orgânica. Quanto maior e melhor for o cheiro da rosa, mais ela será gostosa. Tenho particular carinho pela espécie conhecida como Rosa Galica ou Rosa Rubra (Rosa Galica) pelo seu sabor.

A Rosa Gálica foi cultivada pela primeira vez pelos antigos gregos e celtas há cerca de 2000 a. C. e foi muito usado em jardins na Idade Média. As rosas eram tão procuradas no século XVII que a realeza passou a considerar a água de rosas e as pétalas de rosas como moeda de troca ou pagamento (fins monetários, tamanho o seu valor). Na época medieval, um buquê de rosas gálicas ou rubras era o presente mais cobiçado.

Elixir feito com rosas. Fonte: Cozinha do Jardim.

3 – Flor de Espinafre Africano (Celosia argenta L.): As borboletas – e eu – somos apaixonadas por essa flor. É também conhecida como crista de galo ou celósia. É nativa da Índia. Também é super simples de cultivar, e além de bonitas, são muito saborosas. Gosto de despetalar e usar em cremes e pastas. As folhas podem ser consumidas também. Inclusive, dessas folhas são extraídas proteínas chamadas sokotein, que são usadas como suplemento alimentar, podendo ser uma alternativa proteica em dietas vegetarias ou veganas. As sementes também podem ser cozinhadas e consumidas. A flor de espinafre africano é rica em cálcio e iodo, sendo uma grande aliada em problemas na tireoide.

Flor de espinafre africano. Fonte: Cozinha do Jardim.

4 – Couve-flor (Brassica oleracea): Talvez a flor mais unânime, a maioria das pessoas conhece a couve-flor. Talvez não tenham a noção de que é uma autêntica flor, mas aqui o trono a ela é dado por merecimento e por crédito. Somente para citar alguns benefícios da couve-flor estão a perda de peso e melhora da memória.

Couve flor gratinada. Fonte: Cozinha do Jardim.

5 – Flor do Manjericão (Ocimum basilicum): Muito mais potente do que o próprio manjericão, a flor do manjericão exala gosto e sabor! Planta aromática e medicinal, conhecida como o grande queimador de miasmas. É tão doadora que afasta a praga das plantas ao redor. Amo utilizar a flor para temperar as preparações.

Flor do manjericão. Fonte: Internet. Se souber o autor, deixe nos comentários para darmos os créditos.

Flores são um mundo de possibilidades. Vamos inserir em nossa alimentação, não apenas para decorar, mas para fazer parte da nossa gastronomia como ingrediente principal?