Categorias: Culinária Floral Celta

Equinócio de Primavera e celebração de Ostara

Fonte: Cozinha do Jardim. Foto: Carol Bouard.

Luz e muitas flores trazem nossa alegria de volta no equinócio de primavera! Nem preciso dizer que é minha estação favorita no ano… Os celtas chamavam de ritual de Ostara, que é celebrado no hemisfério sul entre os dias 20 e 24 de setembro, marcando o ritual de despertar da terra com toda fertilidade florindo os campos.

Qual projeto e ideia você quer ver nascer nesse momento? Qual forma de amor você quer ver surgir?
Fonte: Cozinha do Jardim. Foto: Carol Bouard.
Em equinócios ambos os hemisférios da Terra estão recebendo a mesma iluminação solar, os dias recebem então a mesma iluminação solar, então os dias por aqui começam a ficar mais longos – que benção!! – e o clima mais quente! Por isso, é o momento de plantar sementes, pois elas receberão a luz perfeita do sol para que germinem em abundância.
O ritual de Ostara representa o encontro do Deus Sol com a Deusa Lua, logo é um momento de união e equilíbrio de forças opostas na natureza, fertilidade e sincronicidade de ideias, de pessoas com almas semelhantes, para que seja criado o novo, as flores.
No equinócio de primavera, os celtas colhiam o orvalho e acendiam fogueiras durante o nascimento do sol, geralmente no alto das montanhas, para que homenageasse o sol, fossem abençoadas por ele e essa luz tornasse a terra fértil.

Além das flores, que eram ofertadas às divindades e eram incorporadas na alimentação, outros símbolos eram: leite, a lebre e os ovos coloridos, que eram pintados com cores e desenhos, sendo colocados nos altares de celebração.

Fonte: Cozinha do Jardim. Foto: Carol Bouard.
Plante sua semente nesse momento para que a vida possa florescer com toda sua força!