A flor de capuchinha (Tropaelum majus) é um caso de amor profundo! Sabe aqueles amores que surgem do nada e você não consegue deixar de pensar? Eis o meu caso, meu love affair com as capuchinhas. Gosto de dizer que a capuchinha é meu eixo emocional, minha esperança sentimental. Isso porque ela harmoniza muito, muito bem com meu paladar e muito, muito bem com os pratos mais sofisticados e gourmet, sem JAMAIS perder eu bom desempenho numa refeição cotidiana, como essa torta recheada com flores de capuchinhas, queijo e tomatinhos.
Capuchinhas são muito fáceis de ter em casa, na sua hortinha, o cultivo é simples e ela não exige grandes cuidados. Gosto de usar a semente também na salada, para substituir pimentas.
A receita incrível de torta recheada com flores de capuchinha, tomatinhos e queijo:
Torta recheada com flores de capuchinha, tomatinhos e queijo Ingredientes da massa: 2 xícaras de farinha sem glúten 1/3 de xícara de azeite extravirgem 1/2 xícara de água bem gelada 1 pitada de curry sal e pimenta a gosto Preparo da Massa: Misture a farinha, pitada de curry e o sal com uma colher. Acrescente aos poucos a água bem gelada. Mexa até incorporar e formar uma grande bola. Então leve para a geladeira e deixe até gelar. Ingredientes do recheio: 200 g de flores de capuchinha 1 xícara e meia de castanha de caju crua 400 ml de água 1 xícara de queijo vegano 200 g de tofu firme despedaçado 2 col. (chá) de curry 100 g de tomatinhos 1/2 limão suco sal e pimenta a gosto Preparo do recheio: Coloque a castanha de caju na água com sal e bata até que fique homogêneo. Coloque a mistura na panela em fogo médio e mexa com o queijo até que fique bem consistente. Em outra panela, misture o tofu despedaçado com o suco de limão, curry e água. Mexa bem até ficar também bem consistente. Unte a forma, adicione a massa bem esticadinha. Coloque o primeiro recheio, tomatinhos, capuchinhas no meio e por cima o segundo recheio de queijo. Leve ao forno por 30 minutos ou até ficar douradinho. Enfeite também com flores de capuchinha.