Categorias: Receitas

Como preparar flores de abóbora

Sim, a abóbora tem flor e ela é comestível e muito saborosa! Inclusive, na Itália faz parte da culinária tradicional, tendo diversas receitas de antepasto com esse ingrediente.

A abóboras pertencem à família das Cucurbitaceae. O gênero Cucurbita possui vinte e sete espécies conhecidas.

As flores são amarelas e podem ser preparadas de diversas formas para nossa alimentação: recheadas com queijo, carne, quinoa, legumes… empanadas, fritas, recheadas em omeletes, servidas junto com massas, em saladas, até batidas em sucos e vitaminas. As sementes assadas com sal e azeite também ficam incríveis e se tornam um maravilhoso aperitivo. Os brotinhos e folhas novas são chamados de cambuquira e ficam ótimos em sopas e caldos.

Flores de abóbora. Fonte: Cozinha do Jardim.

Escolhi preparar minhas flores de abóbora com recheio de quinoa, queijo e aspargos! Anotem a receita:

FLORES DE ABÓBORAS RECHEADAS E GRATINADAS COM QUEIJO E ASPARGOS

 

INGREDIENTES:

15 flores de abóboras limpas e sem miolo
150 gramas de quinoa pronta
100 gramas de queijo feta ou minas frescal em cubos
5 aspargos
fio de azeite extravirgem para untar forma e refogar
flocos de aveia para empanar


PREPARO:

Refogue os aspargos no azeite. Corte em cubinhos o queijo e reserve. Corte em cubinhos os aspargos já refogados e reserve. Limpe e retire a parte interna das flores de abóbora. Recheie com quinoa, cubinho de aspargo, cubinho de queijo, cubinho de aspargo e quinoa. Enrole as pontinhas das flores como uma trouxinha. Passe no ovo batido, empane nos flocos de aveia e disponha numa forma refratária, untada com fio de azeite. Leve ao forno pré-aquecido 180 graus, até dourar. Sirva quente.

Além de ser excelente para as fases de crescimento que as crianças têm ao longo da vida (especialmente abaixo de 13 anos) pelo excesso de cálcio e ferro, elas adoram brincar de rechear as flores, então você pode criar um programa familiar na cozinha, como fiz aqui em casa:

Crianças e flores de abóbora. Fonte: Cozinha do Jardim.

Você já me segue no instagram? No canal @cozinhadojardim.oficial você encontra vídeo no IGTV sobre a flor de abóbora e muitas receitas com flores comestíveis, além de dicas sobre vida saudável, natural e orgânica, tratamentos de cura e muito mais! Confira os vídeos no insta:

Vídeos IGTV @cozinhadojardim. Fonte: Cozinha do Jardim.

Ah, as flores da abóbora também possuem muitas propriedades medicinais além da abundância de cálcio e fósforo. Estimulam o corpo na produção de leucócitos que auxiliam no sistema imunológico. Ajudam também na visão, para prevenção de cataratas e degenerações. Auxiliam também no processo digestivo. Motivos não faltam para experimentar as flores de abóbora!