Categorias: Receitas

Escondidinho de couve-flor

Você sabe o que é uma inflorescência? É um conjunto de flores! A couve-flor é uma hortaliça do tipo inflorescência, que pertence à espécie Brassica oleracea (couves), assim como o brócolis, por exemplo.

Talvez a ˜flor” mais popular entre a gente e que comemos no dia-a-dia, a couve-flor é versátil – pode ser utilizada inteira, recheada e gratinada (como nessa receita que publiquei aqui!), em purê, como escondidinho… E tantos tipos de preparos!

A couve-flor é rica em vitaminas e minerais. Por exemplo: uma porção da couve-flor contém aproximadamente 80% do valor diário recomendado de vitamina C, o que favorece nosso sistema imunológico. É também uma excelente fonte de potássio, proteína, tiamina, riboflavina, niacina, magnésio, fósforo, fibras, vitamina B6, ácido fólico e manganês.

Ao escolher a couve-flor prefira uma bastante firme, sem manchinhas amareladas ou marrons, e que tenha folhas verdinhas anexadas ao caule. Para armazenar na geladeira, guarde o vegetal inteiro com o caule virado para baixo e de preferência em um recipiente que não acumule água. Dessa forma, sua couve-flor pode durar até cinco dias.

Aqui vou compartilhar a receita de escondidinho feito com o purê de couve-flor, o que torna o prato bem levinha, light, low carb ou fit – como você prefere chamar?

ESCONDIDINHO DE FRANGO FEITO COM COUVE-FLOR 

*Para opção vegetariana, utilize o recheio de legumes picadinhos

Ingredientes:

2 peitos de frango orgânicos cozidos e desfiados (gosto de usar a marca Korin) ou na versão vegetariana 400g de legumes cozidos no vapor em cubos

1 couve flor média

1 pote de creme de ricota light

1 cebola inteira

3 dentes de alho ralados

100 g de queijo minas picadinho

8 tomates cereja

sal, pimenta do reino, temperos e azeite a gosto

Preparo:

Cozinhe a couve-flor média. Separe os floretes da couve-flor para facilitar o cozimento. Escoe a água, deixe amornar e com o auxílio de um garfo, amasse a couve-flor, até virar um purê. Reserve.

Refogue o alho e a cebola no azeite. Acrescente o tomate picado e o frango desfiado com temperos a gosto.

Coloque numa travessa o fundo com o frango desfiado ou na versão vegetariana, os legumes cozidos em cubos.

Por cima, acrescente a camada do creme de ricota. Após, coloque o purê feito com a couve-flor. Acrescente por cima o queijo minas cortado em pequenos cubinhos e tamarinhos cereja. Leve ao forno para gratinar, até dourar.