Pensa numa torta de chocolate toda trabalhada na suculência! Pensou? Então você veio ao lugar certo. Se eu te disser que essa fica bem molhadinha e que é feita com a planta medicinal ora-pro-nóbis então, você não acredita!

A ora-pro-nóbis (nome científico Pereskia aculeata) também é conhecida como “a carne dos pobres”, por causa do alto índice de proteína que essa plantinha quase milagrosa contém. Ouve-se contar que na falta de um bife no prato, as pessoas do povo recorriam à planta.
Alguns estudos, como o da pesquisadora Larissa Wainstein Silva, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina, enumeram as propriedades nutritivas da ora-pro-nóbis, tais como a presença de manganês, magnésio, ferro, cálcio, vitamina C e fibras.
A fama maior realmente é devido a sua alta proporção de proteínas, que chega até a se intensificar na versão seca. E por isso mesmo já existem farinhas de ora-pro-nóbis no mercado, que dão um tom esverdeado ao preparo.
Lembrando também que a ora-pro-nóbis é um excelente anti inflamatório, auxiliando no tratamento de doenças como: artrite, artrose, gastrite e ulceras. Tem propriedades nutracêuticas, ou seja, possui nutrientes com capacidade comprovada de proporcionar benefícios à saúde, como prevenção e tratamento de doenças.
… Mas vamos ao que nos interessa nesse canal: a receita de torta vegana de chocolate feita com ora-pro-nóbis! Esse preparo foi uma adaptação com flores comestíveis, do site Pensando ao Contrário, que admiro bastante e indico também para você.
TORTA CREMOSA DE CHOCOLATE COM ORA-PRO-NÓBIS
Ingredientes:
1 xícara de farinha de coco
1/2 xícara de cacau em pó
1/4 xícara de farinha de aveia
1 colher (sopa) de psylium + 3 colheres (sopa) de água
1 xícara de flores e folhas de ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata)
15 tâmaras do tipo medjol
1 xícara de água mineral + 1/4 de xícara de água mineral (coloque separado, pois entrarão em diferentes momentos na receita)
1/4 de xícara de óleo de coco
Preparo:
Retire todos os caroços das tâmaras e pique. Coloque no processador, as tâmaras sem os caroços, 1 xícara de água mineral, as flores despetaladas (devolva o miolo para a natureza) e as folhas da ora-pro-nóbis. Bata no processador até virar uma pastinha. Reserve.
Misture o psylium com as 3 colheres de sopa de água e deixe pegar consistência por 15 minutos. Reserve.
Numa tigela, misture todos os ingredientes secos e no meio dessa mistura, acrescente o psylium e a mistura com ora-pro-nóbis. Acrescente 1/4 de xícara de água mineral. Vai ficar uma preparação tipo mousse.
Coloque numa forma de silicione e espalhe. Leve ao forno pré-aquecido, por cerca de 50 minutos. Deixe esfriar e desenforme.
Quando preparar essa receita, me marque para que eu possa repostar, no instagram @cozinhadojardimoficial.
Por fim, lembramos que o canal possui intenção educativa e instrutiva. Não abandone sua medicação e consulte sempre um profissional de saúde para verificar o seu caso específico. Se cuide com amor e responsabilidade.