Categorias: Receitas

Cheesecake rosa com cobertura de lavanda e mirtilos

Sucesso absoluto, definitivamente cheesecake é uma das receitas que eu mais gosto de preparar. Além de muito fácil, usa poucos utensílios, pode ser congelada e fica deliciosa! Você pode armazenar a geleia de lavanda também da cobertura e presentear.

Para essa cheesecake, que fica na tonalidade rosa, eu utilizei a beterraba no lugar dos tradicionais – e prejudiciais – corantes artificiais. A próxima cheesecake que eu vou cozinhar, será com clitorea ternatea, a flor da fada azul, ou como é conhecida pelos celtas – flor de ervilha do mar (“sea pea”).

A geleia de lavanda pode ser utilizada em outros preparos, como ser servida junto com pães, como cobertura de bolos, recheios… Só soltar a imaginação e se divertir na cozinha.

CHEESECAKE ROSA COM COBERTURA DE LAVANDA (Lavandula angustifolia) E MIRTILOS

Base: bata 1 xícara de amêndoas e 1 xícara de tâmaras no processador e disponha no fundo de uma forma de aro removível. Leve ao refrigerador.

Recheio: coloque 300 gramas de amêndoas de molho por 4 horas. Jogue a água fora após esse tempo. Numa panela, aqueça 800 ml de água com as amêndoas e 4 colherinhas de chá de agar agar. Quando ferver, espere mais dois minutos e desligue o fogão. Espere esfriar. Coloque no liquidificador e bata junto com 270 g de ricota ou tofu, 1/2 xícara de açúcar demerara, 50g de pó de beterraba (ou 50 ml de suco de beterraba bem concentrado) e suco de 2 limões. Disponha sobre a base e leve novamente pra refrigerar até endurecer.

Cobertura: na frigideira coloque 500 gramas de mirtilos, 30 gramas de flores de lavanda secas, 180 gramas de mel ou melado e suco de meio limão. Deixe reduzir mexendo sempre. Quando estiver no ponto de geleia, desligue e disponha em cima do recheio.

Você pode substituir os mirtilos por morangos ou outra fruta. Além disso, pode utilizar frutas congeladas, caso queira.

Se você der uma chance para essa receita incrível de cheesecake rosa com cobertura de mirtilos e lavanda, eu amaria receber um comentário na caixinha abaixo e no instagram. E ah, não se esqueça de me marcar nas co-criações, para que eu possa repostar, no Instagram e Facebook, em @cozinhadojardimoficial e #podecomerasflores – eu simplesmente AMO ver sua criatividade com flores na cozinha! Caso queira ouvir podcasts com assuntos do nosso jardim, clique aqui.